
O primeiro dia de desfiles das escolas do Grupo Especial do Carnaval do Rio foi marcado pela homenagem da Unidos de Niterói ao presidente Lula. E Dira Paes se emocionou ao interpretar Eurídice Ferreira de Melo, a Dona Lindu, mãe do político.
Em entrevista exclusiva à coluna Fábia Oliveira, a atriz falou sobre a matriarca da família Silva: “Dona Lindu representa muitas mulheres brasileiras que fizeram a mesma trajetória que ela”, começou, antes de completar:
“Essa mulher corajosa que passou a mão em 8 filhos e migrou em busca de água, de comida, de oportunidade e conseguiu fazer de um dos filhos o presidente do Brasil”, analisou.
Elogios à Dona Lindu
Em seguida, ela teceu elogios à mãe do homenageado da noite: “Acho que isso diz tudo sobre ela. É força, resistência, representatividade. Estou aqui na Avenida hoje representando a mãe de Luiz Inácio, aquele que ainda não era presidente, que teve uma mãe que lhe educou, lhe deu valor e um legado, como o samba diz. E isso é muito emocionante”, afirmou.
Logo depois, Dira Paes definiu: “É a história de um país que tem como base da sociedade as mulheres brasileiras. Então, é uma homenagem a todas elas”, observou.
A importância de Lula
Ainda durante a conversa, a atriz falou sobre a importância da homenagem: “Acho importante porque é uma figura marcante não só para o Brasil, mas pro mundo. É uma figura que trouxe oportunidade, uma tentativa de transformar a exclusão de muitas pessoas do mundo acadêmico, de trazer a luz àqueles que estavam esquecidos com programas sociais que transformam a vida de muita gente”, disse.
E continuou: “Isso é fundamental para uma sociedade mais igualitária, sem racismo, sem etarismo, sem aquela gente misógina. A gente quer igualdade para todos e acho que isso é uma reverência. E Fome zero. Nós temos muita coisa em comum”, declarou.
O norte do país
Questionada sobre as medidas do governo federal para o Norte do país, ela opinou: “Existe uma abertura muito grande para diálogos e discussões. A região norte é muito complexa. Ela é brasileira, mas os brasileiros não conhecem a região norte. Então, a importância desse envolvimento”, pontuou.
No fim, Dira Paes analisou: “Acho que é fundamental a gente entender que tem um tesouro mundial e que ele precisa ser preservado. Portanto, em primeiro lugar, eu falo pela preservação das nossas riquezas ambientais, que merecem toda a atenção de todo o governo brasileiro”, encerrou.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário