Documento mostra ligação de Epstein com serviço de segurança da Rússia

Arte/Metrópoles
imagem colorida de jeffrey epstein

Ao solicitar um visto russo em 2011, o ex-financista Jeffrey Epstein listou uma organização ligada ao Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) como órgão que o convidou para o país. A informação consta no novo lotes de documentos sobre o escândalo sexual divulgados no fim de janeiro.

No pedido de visto, o condenado por tráfico sexual apontou a Vympel, com sede em Moscou, como a instituição russa que visitaria em uma possível viagem ao país. A organização de veteranos é ligada ao Grupo Vympel, uma unidade especial do FSB da Rússia — que sucedeu a KGB após o colapso da União Soviética. 

De acordo com o jornal Novaya Gazeta Europa, formado por jornalistas russos independentes, Epstein teria conseguido uma carta-convite da Vympel de Sergei Belyakov, que já ocupou importantes cargos no governo da Rússia.

Não está claro se o ex-financista chegou a visitar a instituição. Documentos liberados pelo Departamento de Justiça norte-americano, porém, indicam que Epstein e Belyakov se reuniram algumas vezes nos EUA entre 2014 e 2018.

Preso em 2008, Jeffrey Epstein é apontado como o líder de uma rede de tráfico sexual, que envolvia menores de idade, entre as décadas de 1990 e 2000. A rede de contatos incluíam figuras importantes, como o casal Bill e Hillary Clinton, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e diversos artistas. O financista foi encontrado morto na cela em que cumpria prisão em Manhattan.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *