
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) avalia que houve aumento expressivo na procura pelo primeiro título — o fechamento do cadastro eleitoral está marcado para o dia 6 de maio. Entre janeiro e dezembro de 2025, cerca de 160 mil adolescentes de 15 a 17 anos solicitaram o documento no estado. O movimento ganhou ainda mais força no início deste ano: somente no último mês, foram quase 35 mil emissões.
Pela Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos e para pessoas com mais de 70 anos. Porém uma resolução TSE (nº 23.659/2021) permite que adolescentes a partir dos 15 anos tirem o título no país. Mas, só podem votar — de forma facultativa — aqueles que tenham completado 16 anos até o dia do 1º turno.
Para ampliar ainda mais essa participação, o TRE-SP lançou o “Guia do Jovem Eleitor”, cartilha que orienta novos eleitores sobre o alistamento eleitoral, a segurança da urna eletrônica e o papel do cidadão na consolidação da democracia. A publicação integra a campanha institucional desenvolvida pela Secretaria de Comunicação do Tribunal, com o mote “Meu voto, minha escolha”, voltada à ampliação da emissão do primeiro título.
Como solicitar o 1º título de eleitor
Voto jovem na eleição passada
Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de 2022, cerca de 815 mil eleitores de 16 anos e mais de 1,3 milhão de cidadãos de 17 anos estavam aptos a votar em todo o país, representando um aumento de 51,13% em relação a 2018.
No âmbito nacional, o TSE iniciou, em novembro, a campanha “Votar é a nossa cara”, direcionada a adolescentes de 15 a 17 anos. Dados do Tribunal indicam que a iniciativa contribuiu para um aumento de 12,8% no número de alistamentos nessa faixa etária.
O que estará em disputa nas Eleições 2026
Nas Eleições 2026, estarão em disputa, nesta ordem de votação, os seguintes cargos: deputado federal; deputado estadual; senador (primeira vaga); senador (segunda vaga); governador e vice-governador; e presidente e vice-presidente da República.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário