
No Zoológico de Paignton, em Devon (Reino Unido), o nascimento de um macaco raro trouxe alegria em dobro. O filhote, da espécie colobo-rei (Colobus polykomos), é o primeiro animal a nascer no parque em 2026. Originária da África ocidental, a espécie está ameaçada de extinção devido à perda de habitat e à caça ilegal, o que torna o acontecimento ainda mais significativo.
Entenda

Para além da importância em termos de conservação, o macaquinho chama atenção por uma característica especial: sua pelagem branca. A aparência diferenciada permite que, nas primeiras semanas de vida do filhote, seja mais fácil identificá-lo agarrado na mãe — a coloração dura apenas de um a três meses.
Luz no fim do túnel
O pequeno bebê é, na verdade, uma fêmea. A mãe Ivy, de 23 anos, também é genitora de Lola. Além disso, no início do inverno, o zoológico comemorou o nascimento de Limba, outra filhote da espécie. Ou seja, o recinto cuida de duas macaquinhas colobo-rei do mesmo grupo.
“Ver a reação dos visitantes quando os avistam é sempre um dos pontos altos, e nos dá uma ótima oportunidade para falar sobre o quão ameaçadas essas espécies estão e por que programas de reprodução como este são tão importantes”, comenta Nadia Gould, líder da equipe de mamíferos.

Elas foram geradas por Ivy e Limbali, um macho não aparentado que foi introduzido ao grupo. Infelizmente, ele faleceu ano passado, um pouco antes de Limba nascer.
Pequenos bebês
Agora, o recinto de macacos do local abriga um total de três filhotes de colobo-rei. “Ter três filhotes no recinto dos macacos ao mesmo tempo trouxe uma energia maravilhosa para o zoológico”, disse a líder.
Segundo ela, os nascimentos são resultado de um planejamento cuidadoso e de anos de colaboração entre zoológicos, tudo com o objetivo de resguardar o futuro dos animais. “Estamos extremamente orgulhosos de fazer parte de um programa de reprodução mais amplo que ajuda a proteger espécies como o colobo-rei”, concluiu.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário