Em 5 dias, DF registrou quase 100% do esperado de chuva para um mês

Material cedido ao Metrópoles
Motociclista arrastado

Os primeiros dias de fevereiro trouxeram dias bastante nublados e chuvosos para o Distrito Federal. Isso acabou reverberando nos números oficiais sobre a quantidade de chuva registrada na capital do país.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média histórica para o DF, em fevereiro, é de 179,5 mm. Porém, somente até as 19h desta quinta-feira (5/2), parte da capital já chegou perto da marca.

A estação meteorológica do Paranoá registrou 168 mm de chuvas, valor que é 93% do total esperado para todo o mês de fevereiro.

Os números da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa-DF) comprovam que a parte leste do DF é a que mais sofre com as chuvas, neste início de mês.

Das cinco regiões administrativas que lideram o ranking da agência de quantidade de chuva, três estão localizadas nessa porção (Itapoã, Paranoá e Varjão). Os dados também foram atualizados às 19h.

Cenário favorável

A meteorologista Andrea Ramos explicou que a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) fez com que o DF registrasse esse volume tão grande de chuva.

“Soma-se a isso o fato de estarmos sob um cenário de temperatura elevada e alta umidade. Essa combinação favorece a formação de nuvens de chuva, com volumes significativos”, pontuou.

Segundo Andrea, as chuvas devem persistir, pelo menos, até o fim de semana. “Esse costuma ser o padrão do verão. Dias mais abafados, seguidos de períodos prolongados de chuva. Não devemos fugir disso neste mês”, avaliou.

O DF está sob alerta laranja para chuvas intensas. De acordo com o Inmet, pode cair entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, podem ocorrer ventos intensos, chegando a 100 km/h. A condição causa o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *