
O estudante Santiago Ghesti-Galvão, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar no curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB) e vai realizar o sonho de se tornar o primeiro médico da família. Morador da Asa Sul, em Brasília, ele decidiu pela carreira de medicina ainda no ensino fundamental, no 8º ano, a partir das aulas de biologia.
“Eu gostava de cuidar das pessoas e vê-las melhorarem. Ao mesmo tempo, fui me encantando cada vez mais pela biologia, especialmente quando estudamos os sistemas do corpo humano”, contou o estudante ao Metrópoles.
A lista de aprovados em primeira chamada do Vestibular Tradicional 2026 foi divulgada no Teatro de Arena nesta quarta-feira (4/2). No momento da apresentação dos resultados, o jovem estava no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, acompanhado pelos pais, sua irmã, a namorada e amigos. “Sem o apoio deles, eu não teria conseguido. Nada melhor do que comemorar essa conquista ao lado de quem esteve presente em todo o processo”, afirmou.
Dicas
A aprovação em um dos cursos mais concorridos do país, segundo Santiago, foi construída não apenas pelo conteúdo estudado, mas principalmente pelas estratégias adotadas durante a prova.
Em avaliações em que uma questão errada anula uma correta, ele destaca que agir com cautela é fundamental.
“Às vezes, é melhor deixar a questão em branco do que arriscar uma marcação e perder pontos”, explicou. Para o estudante, conhecer o perfil da banca e prestar atenção aos detalhes na assinalação das questões faz diferença no desempenho final.
A resolução de provas anteriores, simulados e listas de exercícios foi uma das principais ferramentas utilizadas na preparação. De acordo com Santiago, esse método permite identificar pontos fortes e dificuldades, além de direcionar melhor a revisão dos conteúdos. “Fazer questão mostra exatamente onde você precisa melhorar”, afirmou.
Na prova de redação, cujo tema abordava a remoção violenta de habitações, o candidato optou por uma abordagem histórica e social. O texto fez uma analogia com a derrubada dos cortiços no centro do Rio de Janeiro, contextualizando os impactos das remoções urbanas ao longo do tempo.
Prazos
Os nomes dos aprovados também podem ser consultados no site do Cebraspe, banca organizadora do vestibular. Os candidatos devem confirmar interesse na vaga entre 10h desta quinta-feira (5/2) e 18h desta sexta-feira (6/2), exclusivamente pela internet.
Para a matrícula, são exigidos documento de identidade, CPF, histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário