
Além daqueles que nasceram em 24, 25 e 31 de dezembro, existem outros aniversariantes que acabam sendo deixados de lado. Levantamentos da money.co.uk indicam que pessoas que fazem aniversário em janeiro tendem a receber menos presentes do que aquelas nascidas em outros meses. A principal explicação está no contexto econômico: o mês vem logo após um período de gastos elevados com as festas de fim de ano e viagens de férias, o que deixa os orçamentos mais apertados.
Além disso, de acordo com especialistas em economia comportamental, após semanas de trocas de presentes em dezembro, ocorre um cansaço financeiro e emocional, reduzindo o impulso de presentear e participar de festas. Estudos sobre comportamento do consumidor apontam que datas comemorativas muito próximas competem por atenção e recursos, fazendo com que aniversários em janeiro sejam celebrados de forma mais simples. Nesse contexto, o aniversário acaba perdendo destaque quando ocorre logo após o período mais intenso de consumo do ano.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Ainda assim, especialistas destacam que o valor emocional da data vai além dos presentes materiais. Vale lembrar dos amigos e parentes e, mesmo que não vá presentear, ligar ou fazer uma visita. Pequenos gestos de carinho e cuidado podem fazer toda a diferença para quem costuma ter o aniversário esquecido.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário