EUA ataca embarcação no Pacífico e duas pessoas morrem

Divulgação
Foto colorida de embarcação atacada pelos EUA nos EUA - Metrópoles

Uma operação militar dos Estados Unidos no Oceano Pacífico terminou com duas pessoas mortas, divulgou o Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos (USSOUTHCOM) nesta segunda-feira (9/2).

O ataque teve como alvo uma embarcação ligada ao narcotráfico, afirmou a instituição.

De acordo com comunicado oficial, o ataque foi feito por ordem do comandante do USSOUTHCOM, general Francis L. Donovan, no âmbito da operação Southern Spear. A ofensiva foi conduzida pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear e classificada como um “ataque cinético letal”.

Informações da inteligência norte-americana apontaram que a embarcação era operada por Organizações Terroristas Designadas e navegava por rotas conhecidas de narcotráfico no Pacífico Oriental.

Ainda segundo o comando militar, o barco estava diretamente envolvido em operações de tráfico de drogas no momento da ação.

No ataque, dois tripulantes descritos pelos EUA como “narcoterroristas” morreram. Um terceiro ocupante sobreviveu. Apesar disso, o governo norte-americano não informou se o homem foi detido.

O texto não detalha a nacionalidade dos envolvidos, o tipo de embarcação atingida nem o ponto exato do ataque no Pacífico.

A ofensiva faz parte da Operação Southern Spear, iniciativa que tem como objetivo combater o narcotráfico e organizações consideradas terroristas pelos EUA em rotas marítimas estratégicas da região.

A atuação militar em águas do Caribe e do Pacífico tem sido alvo de críticas de países latino-americanos, que questionam a soberania regional e a falta de transparência sobre os impactos dessas operações.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *