EUA envia mais de 5 mil terroristas do ISIS da Síria para o Iraque

Pictures from History/Universal Images Group via Getty Images
Imagem colorida mostra soldado do Estado Islâmico - Metrópoles

Forças norte-americanas concluíram a missão de transferência de membros do Estado Islâmico (ISIS), que estavam detidos em prisões na Síria, para o Iraque. De acordo com o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), mais de 5,7 mil jihadistas foram enviados para a custódia iraquiana.

De acordo com militares dos EUA, todos os prisioneiros eram do sexo masculino. Ao todo, a missão durou 23 dias.

A transferência de terroristas do ISIS para o Iraque ocorreu após mais um momento de instabilidade na Síria. Desta vez, o foco da tensão se concentrou em combates entre o Exército Sírio, atualmente ligado ao governo interino de Ahmed al-Sharaa, e as Forças Democráticas Sírias (SDF), coalização de grupos curdos que por anos lutou contra os insurgentes do Estado Islâmico durante a guerra civil síria.

Depois da derrota do Estado Islâmico na Síria, em 2019, prisioneiros do ISIS ficaram sob a custódia das SDF, que passaram a controlar prisões no norte e leste do país.

No início deste ano, porém, a milícia de curdos entrou em combate com forças ligadas ao governo interino sírio. Os conflitos surgiram no momento em que ambos os lados tentavam implementar um pacto de paz, firmado em março de 2025, que previa a integração das SDF em instituições estatais.

Em meio a violência, e a retomada por parte do Exército Sírio de áreas antes controladas pelas SDF, os dois lados trocaram acusações sobre a libertação de jihadistas do Estado Islâmico de prisões localizadas nas áreas de conflito.

Foi neste contexto que o governo dos EUA decidiu intervir, e iniciar o processo de transferência dos membros do ISIS para o Iraque, na tentativa de evitar uma nova ascenção do grupo terrorista.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *