Expert em bactérias ensina a lavar a garrafa de água corretamente

urbazon/Getty Images
Foto colorida de mulher lavando a garrafa de água - Metrópoles

Em entrevista anterior à coluna Claudia Meireles, o biomédico Roberto Martins Figueiredo — mais conhecido como Dr. Bactéria — foi enfático ao afirmar que a garrafa de água deve ser lavada todos os dias, sem ressalvas. Segundo o especialista em microbiologia, o utensílio pessoal “vira um prato cheio para bactérias, fungos e biofilme por causa da umidade, saliva e calor.”

Para quem tem dúvidas sobre como lavar a garrafa de água de forma correta, o biomédico explica um passo a passo:

Dr. Bactéria ensina uma técnica que ajuda a eliminar os micro-organismos da garrafa. “Uma vez por mês, complete o volume com água e adicione uma colher de café de bicarbonato. Em seguida, feche. Aguarde por uma noite e enxágue”, orienta o especialista.

Estudo sobre garrafas de água

Nas últimas semanas, os dados de uma pesquisa realizada pela plataforma especializada em testes Water Filter Guru viralizaram. A análise Testando garrafas de água: quão limpa é a água que você bebe? concluiu que entre os utensílios verificados, os de tampas com bico e os de tampas com rosca continham a maior quantidade de bactérias. “Com 30 milhões de UFCs [Unidades Formadoras de Colônias] cada”, escreveram no artigo.

De acordo com a pesquisa, quase 15% dos americanos limpam as garrafas de água apenas algumas vezes por mês.

Na pesquisa elaborada pela Water Filter Guru, uma das conclusões foi que uma garrafa de água com tampa de apertar continha 6 mil vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário. Entre os micro-organismos encontrados estão as gram-negativas, comumente associadas a infecções hospitalares; e as bacilos, que podem causar doenças.

Foto colorida de garrafa de água ao lado de halteres e tapetes de treinos - Metrópoles
Após o treino, a garrafa de água deve ser lavada imediatamente

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *