
O diretor do departamento federal de investigação do FBI, Kash Patel, divulgou, nesta terça-feira (10/2), imagens do suspeito de ter sequestrado Nancy Guthrie, de 84 anos, mãe da apresentadora da NBC Savannah Guthrie.
“Em colaboração com nossos parceiros, as autoridades policiais obtiveram, nesta manhã, novas imagens antes inacessíveis, que mostram um indivíduo armado aparentemente adulterando a câmera da porta da frente da casa de Nancy Guthrie na manhã de seu desaparecimento”, disse Patel.
O caso, ocorrido em Catalina Foothills, no Arizona, é investigado como possível sequestro.
Forças federais e locais, incluindo o FBI (polícia federal dos Estados Unidos, responsável por investigações de crimes federais e segurança nacional) e a Swat (unidades táticas especiais da polícia, treinadas para situações de alto risco), investigam o sumiço dela.
Nancy foi vista pela última vez na noite de 31 de janeiro, quando retornou para casa após visitar familiares.
O sumiço só foi notado na manhã do dia seguinte, 1º de fevereiro, quando ela não compareceu à igreja. Parentes então foram à casa dela e acionaram a polícia.
Linha do tempo do desaparecimento
Conforme a cronologia apresentada pelas autoridades:
Indícios levantados pela investigação
Durante as buscas, autoridades encontraram manchas de sangue na varanda da casa, que testaram positivo para o DNA de Nancy Guthrie.
Segundo o xerife do condado de Pima, Chris Nanos, Nancy é lúcida, mas tem mobilidade limitada e depende de medicação diária. “Ela não conseguiria caminhar longas distâncias sozinha. Ficar sem os remédios pode ser fatal”, afirmou Nanos.
Imagens divulgadas pela imprensa local mostram o FBI tratando a casa como cena de crime, com coleta de registros fotográficos e de vídeo. Um veículo que estaria na garagem também foi apreendido para perícia.
Supostas notas de resgate
Dois dias após o desaparecimento, veículos de imprensa receberam cartas que mencionavam Nancy Guthrie e exigiam pagamento em criptomoedas. Uma das notas citava o valor de US$ 6 milhões em bitcoin e estabelecia prazos, mas não indicava um canal claro de comunicação.
O prazo para o pagamento foi encerrado nessa segunda-feira (9/2).
O FBI investiga a autenticidade das mensagens. Um homem chegou a ser preso na Califórnia após enviar mensagens à família com referências à transação em bitcoin, mas, segundo as autoridades, ele não está ligado diretamente à principal linha de investigação.
Desde o desaparecimento, Savannah Guthrie e os irmãos Annie e Camron têm feito apelos públicos nas redes sociais. Em vídeos emocionados, a apresentadora destacou a fragilidade da saúde da mãe.
Camron Guthrie também pediu que os responsáveis pelo sumiço entrem em contato com a família para estabelecer algum tipo de comunicação.
Mobilização federal
O FBI anunciou uma recompensa de até US$ 50 mil por informações que levem à localização de Nancy Guthrie ou à identificação dos responsáveis pelo desaparecimento.
Agentes analisam dados bancários, registros telefônicos, redes sociais e outras fontes digitais em busca de pistas.
No fim de semana, equipes chegaram a revistar uma fossa nos fundos da residência da mulher, com apoio de drones, mas não divulgaram resultados.
Passados dez dias, o caso segue sem respostas concretas, enquanto a família e as autoridades mantêm as buscas e reforçam os pedidos de colaboração da população.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário