
Saif al-Islam Gaddafi, um dos filhos do ex-presidente da Líbia, Muammar Gaddafi, foi morto após ser baleado na cidade de Zintan, localizada no oeste do país. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3/2) pela rede estatal Al Arabiya, da Arábia Saudita, e posteriormente confirmada por pessoas próximas ao político.
De acordo com a reportagem, Saif foi assassinado aos 53 anos, após ser baleado no jardim de sua residência. Ele teria entrado em confronto com quatro pessoas, que desativaram as câmeras de vigilância do local durante a ação.
Em comunicado divulgado no Facebook, um conselheiro político do filho de Gaddafi confirmou a morte dele. Abdullah Othman Abdurrahim não deu maiores detalhes sobre o caso, mas afirmou que Saif “está sob os cuidados de Deus”.
Engenheiro de formação, Saif al-Islam Gaddafi chegou a ser preso por milícias após o fim da guerra civil na Líbia, e a morte de seu pai, em 2011. Ele foi condenado à morte em 2015, mas acabou sendo libertado por rebeldes dois anos depois.
Em 2021, o herdeiro de Gaddafi anunciou que disputaria a corrida presidencal da Líbia, mas foi impedido de concorrer o pleito. O filho do ex-ditador líbio era procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) desde o fim da guerra civil no país, acusado de envolvimento em crimes contra a humanidade.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário