
A primeira segunda-feira (5/1) do ano começou com o tempo frio e chuvoso em São Paulo, e não deve mudar muito ao longo do dia, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na capital paulista, o dia amanheceu nublado e termômetros oscilando em torno dos 17°C. Os ventos úmidos do oceano favorecem a ocorrência de chuviscos e a temperatura máxima não deve passar de 22°C, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
A frente fria se afasta do litoral paulista, mas os ventos úmidos do oceano também devem causar nebulosidade e chuviscos, além de manter as temperaturas amenas. Em Santos, a mínima é de 17°C e máxima deve atingir os 24°C.
Em Campinas, no interior, o dia também amanheceu com temperatura amena, mas deve aumentar ao longo do dia. Segundo o Inmet, a máxima prevista na cidade é de 29°C, com muitas nuvens e chuva isolada, entretanto.
Chuvas
Desde o dia 29 de dezembro, o gabinete de crise do governo estadual registrou 39 ocorrências relacionadas a eventos meteorológicos adversos em diferentes regiões de São Paulo em razão das chuvas. A atuação é coordenada pela Defesa Civil, “com foco na preservação de vidas, redução de danos e apoio rápido aos municípios afetados”.
No mesmo período, o CGE emitiu 393 alertas meteorológicos. Desses, 22 alertas utilizaram a tecnologia Cell Broadcast, que permite o envio de mensagens diretamente aos celulares localizados em áreas de risco, sem necessidade de cadastro prévio e mesmo com o aparelho em modo silencioso.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário