GDF inicia monitoramento com câmeras em passarelas. Veja onde

Divulgação/Novacap
passagem subterrânea

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), iniciou a instalação de câmeras de monitoramento em quatro passagens subterrâneas: três na Asa Sul e uma na Asa Norte.

Segundo a SSP-DF, apenas o sistema da passarela da Asa Norte, localizada entre a 103 e 203 Norte, já está em total funcionamento com quatro câmeras. As passarelas da Asa Sul ainda estão em processo de instalação e ainda não há uma previsão de entrega.

Na Asa Sul estão previstas 12 câmeras, distribuídas em 3 passarelas, mas estas não estão operacionais ainda, em virtude da dificuldade da energização elétrica por parte da Neoenergia, processo que está sendo intermediado pela Novacap”, explicou a SSP em nota.

As passarelas que serão atendidas na Asa Sul serão as que ligam as quadras 101/201; 103/203 e 105/205. Cada passarela terá quatro câmeras, posicionadas estrategicamente: duas voltadas para o lado de cima do Eixinho W e duas para o lado de baixo do Eixinho L.

“A Novacap tem o planejamento para implantar o seu próprio centro de monitoramento, mas as imagens das câmeras em funcionamento já estão disponíveis no sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança”, disse a SSP.

Monitoramento da PMDF e DER

O monitoramento será realizado em conjunto pelo Centro de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (Copom) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

As imagens captadas pelas câmeras serão acompanhadas em tempo real pelo Copom, que poderá acionar equipes da PMDF sempre que necessário.

O DER-DF também terá acesso às imagens mediante convênio com o Comando da PMDF, podendo utilizar os dados para planejar ações de segurança e manutenção nas vias sob sua responsabilidade. Além disso, o departamento ficará encarregado da manutenção e reparo dos equipamentos, garantindo o pleno funcionamento do sistema.

As medidas foram tomadas após o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) sancionar a Lei 7.771 no dia 27 de novembro do ano passado.

O projeto aprovado na Câmara Legistlativa do DF (CLDF) foi de autoria do deputado Hermeto (MDB-DF). A iniciativa visa reduzir a criminalidade em locais que atualmente oferecem risco aos cidadãos.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *