
As prisões feitas por agentes fantasiados da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), neste Carnaval, deram o que falar não só no Brasil, mas na imprensa internacional também, que repercutiu a abordagem inusitada.
Uma das maiores agências de notícias do mundo, a norte-americana Associated Press (AP), destacou os “Policiais do Rio de Janeiro, vestidos com máscaras de ‘La Casa de Papel’ e Jason”, que prenderam ladrões de celulares durante o Carnaval.
A agência disse que os roubos de aparelhos são muito comuns no Rio e que essa é “uma das maiores preocupações” de quem participa da festa na cidade.
Prisões feitas por policiais vestidos como personagens de “Os Caça-Fantasmas” e de alienígenas, em São Paulo, também foram mencionadas pela AP. A notícia foi replicada em jornais como a NBC News e o The Independent.
Já a britânica BBC detalhou a prisão de um casal preso depois que um drone flagrou o furto, no bairro carioca de Santa Teresa. A mulher teria pegado o celular e entregado ao cúmplice. A polícia informou que o casal já acumula 30 antecedentes criminais e que a mulher fingiu estar grávida para evitar a prisão.
À BBC, a polícia informou que as prisões fazem parte da Operação Rastreamento, “uma iniciativa estatal destinada a combater o roubo e a revenda de telemóveis, que resultou na localização de mais de 13 mil aparelhos e na recuperação de aproximadamente 4,4 mil”.
A reportagem ainda relacionou as prisões feitas no Brasil com detenções em outros países vizinhos, dizendo não ser a primeira vez que policiais latino-americanos usam fantasias para prender suspeitos de crimes. “A polícia peruana costuma usar essa tática, disfarçando seus agentes com fantasias elaboradas em ocasiões como o Dia dos Namorados, o Halloween e o Natal”, afirmou.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário