
Prato principal do jantar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com lideranças da Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira (4/2), o pirarucu também virou assunto das conversas à mesa. Em tom de brincadeira, Lula contou aos parlamentares que os peixes da espécie, criados no lago da Granja do Torto, acabaram se transformando em um “problema”.
Segundo relatos de deputados, o presidente disse que sempre gostou de pescar e que o pirarucu está entre seus peixes preferidos. Lula afirmou ter recebido cerca de 20 exemplares ainda pequenos como presente do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Com o passar do tempo, porém, os peixes cresceram além do esperado e, de acordo com o presidente, os pirarucus passaram a devorar outras espécies que viviam no lago da casa campo de oficial da Presidência.
Nativos da bacia Amazônica, os pirarucus são ícones da culinária do Amazonas e do Pará. Conhecidos pelo crescimento acelerado, podem atingir até dez quilos em um ano. Considerada uma das maiores espécies de água doce do mundo, a espécie pode alcançar até três metros de comprimento e pesar cerca de 200 quilos.
Segundo lideranças da Câmara, Lula afirmou que, para pôr fim ao “drama”, decidiu servir parte dos peixes do lago no jantar oferecido aos deputados.
“Foi um registro bem-humorado. Ele agradeceu a doação e o peixe foi servido de várias formas. Estava muito saboroso”, relatou um parlamentar.
Encontro com deputados
O jantar reuniu mais de 20 deputados na noite de quarta-feira (4/2). Lula destacou o saldo positivo da relação com o Congresso e agradeceu aos parlamentares pela aprovação de propostas de interesse do Planalto.
O encontro começou por volta das 19h e se estendeu até as 22h. No cardápio, o destaque foi o pirarucu, preparado pelo chef paraense Saulo Jennings.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário