Lula convoca reunião de emergência com ministros após ataques dos EUA à Venezuela

0

O governo brasileiro, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convocou, por meio do Itamaraty, uma reunião de emergência ainda para a manhã deste sábado (3) para discutir os ataques dos EUA à Venezuela e a captura de Nicolás Maduro. O encontro está marcado para as 10h e, só então, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro deve se manifestar oficialmente sobre o caso.

Fontes da diplomacia confirmaram que o Brasil já entrou em contato com representantes venezuelanos para monitorar os desdobramentos na fronteira. Ainda não há confirmação oficial sobre os ministros que participarão da reunião, mas grande parte deles foi convocada.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, antecipou o retorno das férias e está a caminho de Brasília. Até sua chegada, a coordenação da pasta segue com a secretária-executiva Maria Laura da Rocha.

  • URGENTE: Estados Unidos atacam Venezuela e capturam Maduro

O presidente Lula está fora de Brasília, passando o fim de ano na base militar da Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e irá participar da reunião de forma online.

Detalhes da operação

Nas primeiras horas deste sábado (3), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em rede social que tropas americanas realizaram, durante a madrugada, um ataque de grande escala na Venezuela, resultando na captura de Nicolás Maduro. Trump não detalhou para onde Maduro e sua esposa foram levados.

Enquanto isso, o governo da Venezuela declarou que ainda não recebeu informações sobre o paradeiro de Nicolás Maduro após a intervenção americana. A vice-presidente venezuelana solicitou uma prova de vida do presidente detido.

Leia mais:

  • Vaza suposta foto da prisão de Maduro após ataque dos EUA à Venezuela; veja
  • EUA não confirmam paradeiro de Maduro após prisão; Venezuela pede prova de vida
  • Saiba o que irá acontecer com Maduro, capturado por Trump após ataque à Venezuela

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *