Médico vascular aponta o que ajuda a reduzir a gordura nas artérias

Adventtr/Getty Images
Ilustração colorida de artéria com placa de gordura - Metrópoles

A aterosclerose é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias no interior da parede das artérias, conforme explica o médico Herik Oliveira. Especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), ele salienta que essa condição pode evoluir e desencadear complicações como trombose e entupimento desses vasos sanguíneos.

O cirurgião vascular sustenta que a gordura no interior das artérias pode ser melhorada, reduzida e, em alguns casos, revertida por meio de mudanças no estilo de vida associadas ao uso de medicamentos. “Isso inclui fazer uma dieta adequada, de preferência com alimentos ricos em fibras e antioxidantes, além consumir frutas e vegetais”, menciona o expert no tratamento de varizes e lipedema.

Praticar exercício de forma regular, controlar o peso, parar de fumar e regular os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicemia também estão entre as medidas que contribuem para melhorar o quadro de gordura nas artérias. “Deve-se tratar doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e, também, buscar um acompanhamento médico por precisar fazer o uso de algumas medicações”, indica Herik.

Segundo o cirurgião vascular, os medicamentos prescritos para a aterosclerose são antiagregantes plaquetários e estatinas, com propriedades de diminuir o colesterol ruim, o LDL. O especialista enfatiza que as fórmulas citadas favorecem a redução de placas de gordura nas artérias.

Herik enfatiza que um paciente com gordura nas artérias deve ser orientado por uma equipe médica, o que engloba cardiologista, neurologista e cirurgião vascular.

“Isso proporcionará um acompanhamento nas mudanças do estilo de vida e medicações para evitar complicações, como infarto agudo do miocárdioacidente vascular cerebral e doença arterial periférica nos membros”, finaliza.

Foto colorida de mulher com a mão no peito - Metrópoles
O infarto é uma das condições desencadeadas pelo quadro de gordura nas artérias

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *