
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou nesta segunda-feira (2/2) que “há a possibilidade” de o Palácio do Planalto enviar ao Congresso a mensagem de indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF) apenas após o Carnaval, marcado para 17 de fevereiro.
“Há um diálogo em curso entre o presidente da República e o presidente do Congresso [Davi Alcolumbre]. A previsão de envio após o Carnaval é uma possibilidade, mas não quero adiantar nada, porque essa conversa está sendo travada entre os dois presidentes. Eles irão avaliar o melhor momento para que a mensagem seja encaminhada. Certamente, não será antes do Carnaval”, declarou o líder a jornalistas após a sessão de abertura dos trabalhos do Congresso.
O presidente do Senado, senador Alcolumbre (União-AP), encerrou o ano insatisfeito com o governo após a indicação de Jorge Messias para a vaga aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso.
O parlamentar defendia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicasse um aliado, o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A indicação de Messias foi oficializada quase no fim de novembro.
Em reação, o senador marcou rapidamente a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para 10 de dezembro, o que deixaria pouco tempo para a articulação da aprovação.
O governo, por sua vez, demorou a enviar ao Congresso a mensagem formal de indicação, etapa necessária para o início do processo, gesto interpretado por Alcolumbre como provocação. Diante disso, a sabatina acabou desmarcada.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário