Morre Renato Rabelo, ex-presidente do PCdoB, aos 83 anos

Foto: Reprodução/PCdoB
imagem colorida de renato rabelo

Renato Rabelo, ex-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), morreu neste domingo (15/2) aos 83 anos. A informação foi confirmada pelo próprio partido, por meio de uma nota publicada pela Comissão Executiva Nacional da sigla.

“O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunica, com imensa dor, o falecimento aos 83 anos de idade de Renato Rabelo, um dos mais importantes dirigentes de sua história centenária, do qual foi presidente de 2001 a 2015. Nos últimos três anos, Renato dedicou-se a cuidar da saúde, sem deixar de contribuir com o PCdoB. No período mais recente, lutou de modo tenaz contra a evolução de um câncer. O seu coração parou de bater na manhã deste domingo, 15 de fevereiro de 2026”, diz trecho do texto divulgado pelo PCdoB.

Com carreira extensa no PCdoB, Renato atuou por 60 anos na militância, iniciada no movimento estudantil, quando ele foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), durante os primeiros anos da ditadura militar de 1964. Nesse período, ele iniciou a carreira política.

Mais tarde, Renato deu pontapé na jornada de integração da UNE ao PCdoB, em 1973, ocupando papéis relevantes dentro do grupo político, chegando a ser presidente da sigla e tornando-se uma das principais lideranças da esquerda brasileira.

Ele chegou a ser exilado na França após a Chacina da Lapa, em 1976, e retornou ao Brasil com a anistia de 1979, quando passou a atuar como formulador teórico, organizador e dirigente partidário.

Renato também foi um dos articuladores da Frente Brasil Popular, que lançou, em 1989, a primeira candidatura presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele atuou, também, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *