Movimento de Kassab impacta plano eleitoral de "deputado de Tarcísio"

Fábio Leite/Metrópoles
Movimento de Kassab impacta plano eleitoral de "deputado de Tarcísio"

O movimento do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, de filiar a secretária de Esportes do Governo de São Paulo, coronel Helena Reis (Republicanos), e lançá-la candidata a deputada estadualpode impactar diretamente a campanha de um dos principais aliados do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado Danilo Campetti (Republicanos).

Isso porque tanto Helena como Campetti têm reduto eleitoral na região de São José do Rio Preto e, caso a candidatura da secretária pelo PSD se confirme, poderão disputar votos do mesmo eleitorado.

Policial federal, Campetti se notabilizou ao fazer a escolta de Lula durante condução coercitiva do ex-presidente em 2015 e também na prisão do petista em 2018. Após atuar na campanha de Tarcísio, o agente se transformou em homem de confiança do governador. Campetti estava com o então candidato no episódio do tiroteio ocorrido em um evento de campanha de Tarcísio em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.

Eleito segundo suplente na Alesp pelo Republicanos, o deputado contou com a ajuda do governador para assumir a cadeira ao longo da legislatura: primeiro, com a nomeação de Helena Reis, eleita primeira suplente do Republicanos, para a pasta de Esporte; depois, Tarcísio atuou para emplacar o titular da vaga, Rui Alves, como secretário de Turismo da gestão Ricardo Nunes na prefeitura da capital, liberando a cadeira para Campetti.

Antes de assumir a vaga na Alesp, o policial atuou como assessor especial de Tarcísio, mas a mando do governo Lula teve de retornar, enquanto agente da PF, à sua lotação de origem, no interior paulista. Depois, quando Campetti foi afastado de suas funções na PF, o governador passou a estudar formas de fazer com que ele assumisse como deputado estadual na Alesp.

“Melhor caminho”

O Metropoles apurou que Tarcísio chegou a pedir a Helena Reis que ela deixasse de sair candidata neste ano, prometendo que continuaria sua secretária ao longo do eventual segundo mandato do governador, como forma de facilitar o sucesso de Campetti no pleito deste ano.

Helena, no entanto, não teria aceitado a proposta e, sem clima no Republicanos, passou a conversar com outros partidos para disputar a eleição.

Por meio de sua assessoria, a secretária confirmou que está próxima de fechar com o partido de Kassab. Ela afirmou estar analisando outros convites, mas acredita que o PSD seja o “melhor caminho” para disputar as eleições.

“O partido tem se demonstrado muito receptivo e apresentou um caminho propositivo e de futuro”, disse.

Aliados de Tarcísio relatam que a ideia de Kassab é lançar Helena Reis a deputada estadual em dobradinha com a candidatura a deputado federal de Eleuses Paiva Filho, filho do secretário de Saúde de Tarcísio, Eleuses Paiva (PSD). Assim como Helena e Campetti, a família Paiva tem reduto eleitoral em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *