
Uma jovem fez um boletim de ocorrência por registro não autorizado de intimidade sexual, após ter foto manipulada pelo Grok, Inteligência Artificial, para parecer nua. Julie Yukari havia postado no X uma foto com sua gata, em 31 de dezembro, e vários perfis na rede solicitaram que a IA gerasse uma nova imagem da moça em poses sexuais e sem roupa.
O caso foi registrado na 10ª DP (Botafogo), na zona sul do Rio de Janeiro. Julie explicou em seu perfil que postou a foto antes da 0h e foi dormir. Ao acordar, se deparou com diversos perfis masculinos usando a ferramenta Grok para gerar uma nova imagem.
“Acordei hoje e já tinha 1k curtidas. Algo que não esperava. Mas não imaginava mesmo era que homens usassem essa foto pra me colocar em poses e roupas sexuais como se eu fosse um brinquedo pornográfico à disposição deles. Algo de uma perversidade que não sei se eles entendem”, queixou-se a jovem.
Yukari explica que entende que o Grok é uma ferramenta, no entanto, usa como exemplo que uma “faca pode ser útil e um item de sobrevivência, ou pode ceifar vidas”. Ela anunciou que fez uma denúncia no X, que logo retirou as postagens do ar, e registrou um boletim de ocorrência.
“Não estou criminalizando a IA, mas, se alguém comete um crime usando a IA, esse alguém precisa ser identificado e punido. E gostaria que a tecnologia pudesse ser uma aliada de vítimas contra seus agressores. Seria possível? Detectar crimes e criminosos?”, questionou.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário