Não é chia e nem vegetal: alimento acessível atua como laxante natural

urbazon/Getty Images
Foto colorida de mulher com dor abdominal - Metrópoles

Nada pior do que ficar com o intestino preso, não é mesmo? A constipação é caracterizada pela dificuldade em evacuar, geralmente acompanhada de inchaço, gases e dor. Para solucionar ou evitar o problema, a alimentação equilibrada atua como uma ótima aliada, incluindo o consumo de frutas, vegetais e cereais, como aveia.

Veja os benefícios da aveia

Aveia e sua função laxante

Segundo a nutricionista do Hospital Santa Lúcia Cynara Oliveira, a aveia é rica em uma fibra chamada beta-glucana, que ajuda a formar um gel no intestino, facilitando a evacuação de forma mais suave.

“Diferente da chia e da linhaça, que podem ‘pesar’ mais para algumas pessoas, a aveia costuma ser melhor tolerada. Já os vegetais verdes ajudam bastante, mas nem todos conseguem consumir em quantidade suficiente todos os dias, a aveia acaba sendo mais prática e regular”, comenta.

A profissional também acrescenta que para a maioria das pessoas, 1 a 2 colheres de sopa por dia já são suficientes para ajudar o intestino a funcionar melhor. “O ideal é começar com 1 colher (10 g) e observar a tolerância. Quantidades maiores, principalmente consumidas todos os dias, podem causar gases, estufamento e desconforto abdominal.”

Imagem mostra mulher de caleos presos segurando uma tigela com mingau de aveia - Metrópoles
A aveia é um dos alimentos naturais que apresentam beta-glucana na composição, uma espécie de fibra saudável para o coração que retarda a digestão e, consequentemente, impede o descontrole de açúcar no sangue (hiperglicemia)

Excesso também pode ser prejudicial

Além disso, Cynara ressalta que o consumo excessivo de aveia pode prejudicar a absorção de alguns minerais, como o ferro, por causa do ácido fítico, uma substância naturalmente presente nos cereais integrais. “Por isso, mais nem sempre é melhor , equilíbrio é fundamental, como tudo no que diz respeito a uma alimentação saudável.”

Dicas para consumir aveia

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *