
Curtir o Carnaval ao lado de familiares e amigos engloba cantar, dançar, brindar e caminhar por longos percursos. Uma parada obrigatória durante a folia é para fazer xixi, entretanto ao olhar a urina, nota-se que está espumosa, o que “acende” o botão de alerta. Caso tenha feito essa observação e ficado preocupado, a coluna Claudia Meireles conversou com a nefrologista Kellen Costa para entender o quadro.
Preceptora de nefrologia e transplante no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal (RN), a médica explica que o xixi espumoso “nem sempre” é normal. A especialista em rins salienta que a espuma ocasional tende a ocorrer por jato urinário forte ou urina mais concentrada, porém quando persistente pode indicar algo que requer atenção.
“Quando a espuma é persistente no xixi, aparece diariamente ou vem acompanhada de inchaço, pode apontar perda de proteína na urina — um dos primeiros sinais de lesão renal”, argumenta a mestra em transplante pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). De acordo com a especialista, .
Segundo a nefrologista, xixi espumoso com frequência é um indício que “merece investigação com exame simples de urina”. Kellen destaca sobre a doença renal ser silenciosa, mas detectável. A médica comenta que a avaliação clínica, quando feita regularmente, ajuda a identificar alterações precocemente e evitar a evolução para diálise ou transplante dos rins.
Coordenadora da equipe de transplante renal do Hospital do Coração de Natal (HCN), a especialista aconselha cuidar da pressão arterial, controlar o diabetes, evitar automedicação e manter hábitos saudáveis. “Essas medidas são fundamentais para preservar a saúde dos rins”, ressalta Kellen Costa. Ao apresentar qualquer sinal, ela orienta procurar um médico para análise mais minuciosa.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário