Nutricionista revela 3 sementes que ajudam a evitar picos de glicose

Getty Images
Foto colorida de tigela com sementes - Metrópoles

Evitar picos glicêmicos requer adotar hábitos saudáveis, como praticar atividade física, devido ao fato de que os músculos são os maiores “consumidores” de glicose do corpo. Outra estratégia a ser colocada em prática envolve manter uma alimentação balanceada, o que requer comer menos alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar e apostar em fontes de fibras. Opções com alto teor desse nutriente são as sementes.

De acordo com a nutricionista Caroline Campos, três sementes somam propriedades capazes de evitar picos de glicose, sendo a de girassol, a quinoa e o gergelim. A especialista explica que esses alimentos têm na composição fibras, proteínas e gorduras saudáveis.

“Esses compostos atuam de forma a retardar a digestão e reduzir a velocidade com que o organismo absorve os carboidratos, evitando assim picos de glicose no sangue”, afirma.

Com relação à semente de girassol, a expert em nutrição infantil pontua que essa é uma “ótima opção” para quem procura fonte de fibras, magnésio e proteínas. “É um alimento de fácil consumo que ajuda a desacelerar a absorção dos carboidratos, contribuindo para a manutenção dos níveis estáveis de glicose”, garante. Já o gergelim integra teor significativo de gordura insaturada, descrita como “a gordura do bem”.

Caroline acrescenta que o gergelim é “extremamente nutritivo”. “Essa semente tem a capacidade de reduzir a velocidade com que o açúcar entra em contato com a corrente sanguínea. Assim, dificulta o aumento da glicemia e, consequentemente, a ocorrência de um pico de glicose”, defende. A nutricionista também detalha o “poder” da quinoa, classificada como um pseudocereal.

Foto colorida de quinoa e colher com a semente - Metrópoles
A quinoa é uma das sementes listadas pela nutricionista. O alimento tem nutrientes que favorece o controle da glicose

“A quinoa tem características interessantes para quem busca outra alternativa de semente, pois dispõe de baixo índice glicêmico em comparação com outros alimentos. Também engloba o magnésio, mineral importante para a ação da insulina”, salienta a especialista. Ela complementa que o pseudocereal apresenta alto índice de proteína, o que auxilia no controle de picos glicêmicos.

A expert em nutrição infantil reitera que essas sementes impedem a elevação rápida da glicose por combinarem alto teor de fibras, proteínas e gorduras. “Essa associação de nutrientes faz com que o açúcar seja liberado gradualmente na corrente sanguínea”, reitera Caroline Campos. A nutricionista sugere consumir esses alimentos com iogurte natural, na salada verde ou com ovos.

Foto colorida de mulher fazendo o teste de glicemia - Metrópoles
Alguns hábitos prejudicam o controle glicêmico

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *