O que Tarcísio disse a Bolsonaro sobre se candidatar à Presidência

Isabella Finholdt/ Metrópoles
"Perseguição": governadores de direita criticam ações contra Bolsonaro

Na presença do senador Flávio Bolsonaro (PL), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perguntou ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se ele gostaria de ser candidato à Presidência da República em 2026. A conversa ocorreu no final de setembro de 2025, na penúltima visita feita pelo chefe do Palácio dos Bandeirantes ao padrinho político, quando Bolsonaro ainda estava na prisão domiciliar em Brasília.

A interlocutores, o governador de São Paulo contou que respondeu ao presidente que sua intenção seria buscar a reeleição. Cerca de dois meses depois, o filho “01” anunciou que foi ele o escolhido pelo pai para representá-lo na disputa pelo Palácio do Planalto.

Tarcísio justificou a decisão de não se lançar ao projeto presidencial pelos projetos e obras importantes a serem entregues em São Paulo em um eventual segundo mandato. Também pesou para o governador o bem-estar da família, especialmente dos filhos, que estariam bem adaptados à vida em São Paulo.

O mandatário paulista também já afirmou em conversas reservadas que não gostaria de abrir mão de uma reeleição quase garantida no maior colégio eleitoral do país para se arriscar em uma disputa difícil contra Lula. Na avaliação de Tarcísio, segundo interlocutores, o apoio da Faria Lima não é suficiente para ganhar uma eleição presidencial.

Após esse encontro em setembro, Tarcísio voltou a se reunir com Bolsonaro na última quinta-feira (29/1), desta vez com o ex-presidente preso na Papudinha. Na ocasião, com a candidatura de Flávio já “consolidada” entre o clã”, o governador conversou com o padrinho político sobre a montagem da chapa em São Paulo, na qual sugeriu um nome de centro para a disputa ao Senado.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *