Passageiros indisciplinados: companhias registram mais de 1.700 casos

Reprodução
Passageiro brigando

As companhias aéreas brasileiras registraram 1.764 casos de passageiros indisciplinados em 2025, sendo 288 graves, segundo um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O número total é 66% maior do que no ano anterior, quando o setor anotou 1.059 casos.

Os dados divulgados pela entidade mostram uma tendência de crescimento. Em 2024, a Abear já havia contabilizado uma alta de 22% no número de passageiros indisciplinados em comparação a 2023, ano que teve uma média de quase três incidentes por dia.

O estudo também revela um aumento de 30% nos casos considerados graves. Em 2025, foram registrados 288 episódios contra 222 no ano anterior. São situações mais extremas, como agressões físicas, ameaças ou intimidações, tentativas de fumar a bordo e falsas ameaças de bomba.

Em um dos episódios mais recentes, a Polícia Federal removeu de um avião um passageiro que se recusou a colocar o celular em modo avião. Relatos apontam que, após ser questionado por uma comissária se o dispositivo estava em modo avião, ele teria respondido que não, e que não faria isso “nem se o avião caísse”. Dá para acreditar?

 

Continue a leitura no site Melhores Destinos, parceiro do Metrópoles. 

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *