
Santa Catarina registrou 6.186 atendimentos após acidentes com animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões em 2025. O número é 2,57% maior que no ano anterior, quando foram registrados 6.031 casos. Segundo especialistas, as ocorrências aumentam principalmente no verão e em períodos de chuva prolongadas.
Conforme dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (Ciatox/SC), nos últimos dez anos, entre 2014 e 2024, a maioria das ocorrências de acidentes com os animais peçonhentos ocorrem principalmente entre outubro e fevereiro. Não há dados detalhados sobre como foi o ano de 2025.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), períodos mais quentes do ano, como primavera e verão, favorecem a maior atividade desses animais pois eles possuem mais oferta de alimento, aumentam seu metabolismo e se deslocam com maior frequência, saindo de seus abrigos em busca de parceiros para reprodução. Essaa época é marcada pelo período reprodutivo de diversas espécies de animais peçonhentos, aumentando o risco de encontros com humanos.
Continue a leitura no site NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário