Previdência do Amapá é alvo da PF por investimentos no Banco Master

Divulgação/PF
Foto colorida de policial federal de colete

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (6/2), a Operação Zona Cinzenta para apurar suspeitas de irregularidades na gestão de recursos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Amapá (RPPS/AP). A ação tem como foco investimentos realizados pela autarquia estadual em Letras Financeiras emitidas pelo Banco Master.

Agentes federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Macapá, autorizados pela Justiça Federal. A ação busca recolher documentos, equipamentos eletrônicos e outros materiais capazes de esclarecer como foram aprovadas e executadas as aplicações financeiras.

De acordo com a investigação, estão sob análise operações que podem caracterizar gestão temerária ou gestão fraudulenta, crimes que envolvem a adoção de práticas de alto risco ou decisões contrárias às normas que regem a administração de recursos previdenciários.

A PF apura se os investimentos no Banco Master foram realizados sem respaldo técnico adequado, em desconformidade com a política de investimentos do fundo e com potencial exposição indevida do patrimônio destinado ao pagamento de aposentadorias e pensões de servidores estaduais.

Os materiais apreendidos serão submetidos à perícia e a análises contábeis e financeiras.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *