Quantos puns uma pessoa normal solta por dia? Estudo fez as contas

Freepik
Foto colorida de mulher sofrendo com gases - Estudo revela quantos puns uma pessoa normal solta por dia - Metrópoles

Quantas vezes é “normal” soltar gases por dia? Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, trouxe a resposta que surpreendeu até os próprios cientistas: em média, uma pessoa solta cerca de 32 puns por dia.

A pesquisa, conduzida por Brantley Hall, especialista em microbiota intestinal e autor principal do estudo, é inédita por medir, de forma objetiva, a frequência com que o corpo humano libera gases ao longo do dia.

Os cientistas se surpreenderam porque o número encontrado por eles é bem maior do que o padrão usado até então pela medicina, que era de 14 vezes. Além disso, não existia um parâmetro confiável para avaliar a produção de puns em consultórios e pesquisas.

Como o estudo foi feito

Para chegar aos resultados, os cientistas chamaram 19 adultos que usaram, durante uma semana, um sensor pequeno que foi colocado na roupa íntima. O dispositivo era quase imperceptível e registra em tempo real a liberação de gases enquanto a pessoa segue sua rotina normal.

Durante o período de observação, os participantes consumiram doces com inulina, uma fibra alimentar solúvel e um prebiótico natural.O sensor conseguiu identificar com 94,7% de precisão o aumento da produção de gases depois da ingestão da substância, mostrando que o método funciona mesmo para monitorar a atividade do intestino.

O que os gases dizem sobre o funcionamento do intestino

Os gases intestinais surgem durante o processo de digestão, principalmente quando as bactérias do intestino fermentam os alimentos — em especial as fibras. Nesse processo, é liberado hidrogênio, além de outros gases. Por isso, a quantidade de gases que você solta ao longo do dia pode mostrar como o intestino está funcionando.

O estudo também mostrou que a quantidade de gases é relativa e varia de pessoa para pessoa. Enquanto algumas soltam mais puns, outras quase não produzem, mesmo que tenham comido alimentos cheios de fibras.

É por isso, inclusive, que algumas pessoas sentem mais inchaço e desconforto abdominal, enquanto outras não apresentam esses sintomas com tanta frequência.

Foto colorida de mulher jovem sofrendo com gases - Estudo revela quantos puns uma pessoa normal solta por dia - Metrópoles
Puns em excesso mostram que o intestino não está em funcionamento pleno

Por que o estudo é importante para a saúde

Até agora, os médicos não tinham um número de referência para avaliar se a produção de gases de um paciente está dentro do esperado. Antes, essa análise dependia só do relato da própria pessoa, que muitas vezes não percebe ou não se lembra de quantas vezes soltou gases por dia.

Com a medição feita por sensores, é possível ter dados mais confiáveis e isso pode ajudar a diferenciar o que faz parte do funcionamento normal do intestino do que pode indicar algum problema digestivo.

Com os bons resultados iniciais, a equipe da Universidade de Maryland pretende ampliar a pesquisa por meio do projeto Atlas de Flatulência Humana. A próxima etapa vai reunir dados de mais voluntários e analisar o microbioma de pessoas que produzem gases muito acima ou muito abaixo da média, para entender como alimentação, probióticos e outros fatores influenciam o intestino.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *