
A revista literária Retangulina está com chamada aberta para sua edição inaugural, recebendo até esta sexta-feira (14/2) textos inéditos que representem a diversidade autoral, estética e de gêneros literários buscados pela curadoria. Criada em Brasília, a iniciativa nasce com o propósito de fortalecer a produção cultural do Centro-Oeste, em parceria com livrarias de rua da capital federal, ao mesmo tempo em que se abre para autores de todo o Brasil.
O projeto funcionará inicialmente em formato digital, com planos de desdobramentos futuros em versões impressas e multimídia, sempre com forte cuidado editorial e estético.
Um novo espaço para a literatura contemporânea
A chamada aceita produções de poesia, ficção, ensaios e textos híbridos, sem limite mínimo ou máximo de extensão. Apesar do foco prioritário em autorias do Centro-Oeste, escritores de todas as regiões podem participar.
“A Retangulina é uma iniciativa independente que tem como propósito movimentar a cena cultural, literária e artística não só de Brasília, como também do Centro-Oeste”, explica Lenio Carneiro Jr., um dos idealizadores do projeto.
“Queremos alcançar uma diversidade de autorias e gêneros literários – estamos aceitando poesia, ficção, ensaios, textos híbridos”, destaca.
O objetivo é criar um espaço de circulação e valorização da escrita contemporânea, promovendo encontros entre autores e leitores.

Processo editorial criterioso
Os textos submetidos passam por um processo de seleção e edição, que envolve tanto curadoria literária quanto tratamento gráfico. A proposta é ir além da publicação, oferecendo acompanhamento editorial cuidadoso, revisão crítica e construção estética da revista.
Os autores receberão devolutiva em até 45 dias após o encerramento da chamada, embora o envio não garanta a publicação.
Entre as exigências estão:
Os trabalhos selecionados serão publicados inicialmente no site da Retangulina.
Um projeto que aposta no encontro entre pessoas e palavras
Com linguagem poética, o artista e livreiro Cristiano Moutella define o espírito da revista:
“Editores são cupidos incorrigíveis. São cartomantes frustradas. Acreditam no amor e no acaso. Querem juntar pessoas e textos, convencer que não vale (ou vale?) julgar pela capa. Querem trazer a escrita amada até o Carnaval. Místicos e míticos como um correio elegante de festa junina.”
Em manifesto assinado por Cristiano Moutella, Lenio Carneiro Jr. e Gabriel Pagliuso, os idealizadores reforçam o cuidado e a intenção do projeto:
“Retangulina é uma iniciativa editorial nascida em Brasília. Queremos ler, editar e publicar textos inéditos com todo o capricho que eles merecem. A chamada inaugural está aberta até o Carnaval para receber textos de poetas, ficcionistas, ensaístas e demais curiosos da palavra, principalmente aqueles que escrevem a partir do Centro-Oeste ou estão vinculados à região de alguma forma.”
Fortalecimento da cena literária regional
Ao inaugurar esse novo espaço editorial, a Retangulina pretende articular autorias da região, ampliar a visibilidade dos textos produzidos no Centro-Oeste e fortalecer a cena cultural local, criando pontes com o cenário literário nacional.
Mais do que uma revista, o projeto se propõe a ser um movimento de valorização da escrita contemporânea, do design editorial e da circulação independente de literatura.
Edital de chamada aberta – Revista Retangulina

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário