
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se manifestou, nesta segunda-feira (16/2), sobre o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para ele, se trata de “propaganda política descarada”.
O desfile ocorreu na noite de domingo (15) no sambódromo Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e contou a trajetória de Lula. A escola também atacou opositores, retratando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), padrinho político de Tarcísio, como um palhaço.
Aos amigos, tudo.
Aos inimigos, a lei.Acorda, Brasil. pic.twitter.com/1YPnAwMMoo
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) February 16, 2026
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador de São Paulo pediu que a Justiça Eleitoral tenha o mesmo rigor praticado contra Bolsonaro.
“Se o desfile de ontem não foi propaganda antecipada, o que será então? Por que não haverá o mesmo rigor agora?”, questionou o governador, comparando as condenações de Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ex-presidente foi declarado inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O TSE aplicou a condenação baseado em dois episódios: em uma reunião com embaixadores em julho de 2022 e nas comemorações do bicentenário da Independência do país – os eventos foram citados por Tarcísio.
“Lamentavelmente, a sátira, a ironia, a pesquisa histórica e até as críticas, que sempre marcaram os carnavais, deram lugar à propaganda política descarada, ao desrespeito aos evangélicos, ao discurso divisionista. Tá valendo tudo”, criticou o governador.
Tarcísio disse, ainda, que “não há como sermos fortes sem instituições fortes” e criticou a “disfuncionalidade institucional” que, segundo ele, acarretou em uma “crise fiscal contratada”.
No fim do vídeo, Tarcísio ainda usou da ironia e sugeriu blocos de Carnaval que lembram o rombo nas estatais e casos de corrupção que ocorreram durante os governos petistas, como a Farra do INSS, Mensalão, Petrolão e rombo dos Postalis, fundo de previdência dos Correios.
“Um verdadeiro carnaval com o nosso dinheiro”, definiu o governador e pré-candidato à reeleição em São Paulo.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis
Deixe um comentário